Quem Somos
Bem Vindo
Bem vindo ao blog do projeto PIBID.
Aqui você vai encontrar todo o conteúdo apresentado nas aulas do projeto, algumas curiosidades do processo, informações sobre os professores participantes e poderá apreciar as fotos tiradas durante as aulas.
O blog é feito pelos estagiários de química da UEL, mas é direcionado a você, aluno.
Explore, aprenda, comente, pergunte.
Viva essa experiência.
Aqui você vai encontrar todo o conteúdo apresentado nas aulas do projeto, algumas curiosidades do processo, informações sobre os professores participantes e poderá apreciar as fotos tiradas durante as aulas.
O blog é feito pelos estagiários de química da UEL, mas é direcionado a você, aluno.
Explore, aprenda, comente, pergunte.
Viva essa experiência.
18/12/2010
Ácidos, Bases, Sais e Óxidos – As funções Inorgânicas
A seguir você fará a leitura de alguns textos que abordam situações do cotidiano nos quais as funções ácidos, bases, sais e óxidos estão presentes.
1- Ácido presente no corpo humano e na alimentação.
A figura ao lado mostra o sistema digestivo de um ser humano. O processo inclui o ácido clorídrico (presente em nosso estômago) que atua diretamente nos alimentos que ingerimos quebrando-os para a absorção pelo sistema.
Quem nunca experimentou uma fruta cítrica e teve a sensação de acidez na boca?
A palavra "ácido" é originária do termo em latim acidu, que significa "azedo". Esta talvez seja uma das características mais facilmente encontradas nas soluções de ácidos. A evolução do termo tem nos permitido elaborar conceitos mais amplos e úteis.
Uma das características mais comuns nos ácidos é o sabor azedo. Essa propriedade está presente em inúmeros alimentos, para descobrir quais são ácidos, precisamos só observar quais deles produzem salivação na boca. Esse fato se explica pela presença do cátion H+, que diante das células da língua produz mais saliva.
Veja a lista dos ácidos mais comuns e onde podem ser encontrados:
- Ácido acético (CH3-COOH) = vinagre.
- Ácido tartárico (HOOC-CH(OH)-CH(OH)-COOH) = uva.
- Ácido málico (HOOC-CH2-CH(OH)-COOH) = maçã.
- Ácido cítrico (HOOC-CH2-C(OH)(COOH)-CH2-COOH) = laranja, limão, acerola.
- Ácido fosfórico (H3PO4) = refrigerantes à base de cola.
As substâncias representadas de “a” a “d” são exemplos de ácidos orgânicos (apresentam átomos de carbono nas suas estruturas), que fazem parte da nossa alimentação e o ácido fosfórico é um ácido inorgânico.
O ácido clorídrico (HCl) se faz presente em nosso corpo é encontrado no suco gástrico e tem o papel de auxiliar na digestão.
O ácido acético (CH3COOH) é o componente ativo do vinagre, tempero indispensável na cozinha e usado no preparo de saladas e maioneses.
O ácido carbônico (H2CO3) é encontrado na água gaseificada e nos refrigerantes. Estas bebidas são mais refrescantes graças à presença deste ácido, que é formado na reação do dióxido de carbono com a água:
CO2 + H2O à H2CO3
2. Chuva Ácida
O termo chuva ácida foi usado pela 1° vez para descrever a precipitação ácida que ocorreu sobre a cidade de Manchester, no início da Revolução Industrial.
O gás carbônico (CO2), assim como outros óxidos ácidos, por exemplo, SO2 e NOx, são encontrados na atmosfera e o aumento da quantidade destes óxidos na atmosfera é preocupante, pois causam, entre outras coisas, as chuvas ácidas.
CO2 + H2O → H2CO3
Outro gás responsável pela chuva ácida é o dióxido de enxofre (SO2) que reage com o oxigênio do ar e se transforma no gás trióxido de enxofre (SO3). Este se dissolve na água da chuva tornando-a ácida, as reações para a formação da chuva ácida são descritas a seguir:
2SO2 + O2 (ar) à 2SO3
SO3 + H2O (chuva) à H2SO4
A gasolina, o óleo diesel e outros combustíveis derivados do petróleo contêm compostos de enxofre. Na queima desses combustíveis, forma-se o SO2 que é lançado na atmosfera, poluindo-a.
Nos motores de explosão dos automóveis, caminhões e etc. devido à temperatura muito elevada, o nitrogênio e o oxigênio do ar se combinam resultando em NO2, que também se dissolvem na água da chuva gerando o ácido nítrico (HNO3).
NO2 + H2O à HNO3
Os automóveis modernos têm dispositivos especiais que transformam os óxidos de nitrogênio ( NOx) em N2 (gás não poluente).
3. Aspectos gerais de algumas substâncias no cotidiano.
O ácido sulfúrico (H2SO4) é um ácido forte (altamente corrosivo) consumido em enormes quantidades na indústria petroquímica, na fabricação de papel, corantes e baterias de automóveis.
O ácido fosfórico (H3PO4) e os sais fosfatados e superfosfatos derivados do ácido fosfórico têm grande aplicação como fertilizantes na agricultura.
Quando o pH do solo se encontra muito ácido é adicionado a ele o óxido de cálcio (CaO) para corrigir o pH e torná-lo útil na agricultura.
O Ácido fluorídrico (HF) é um hidrácido que possui a capacidade de corroer o vidro, sendo por isso armazenado apenas em frascos de polietileno. Ele ataca o dióxido de silício (SiO2) , principal componente do vidro. O hidróxido de sódio fundido (NaOH, base forte), também reage com a sílica do vidro.
O vidro é um produto inorgânico fundido e atinge por resfriamento uma condição rígida, sem que ocorra cristalização. Os vidros convencionais são produzidos tradicionalmente através do método de fusão/resfriamento. Este método envolve a fusão de uma mistura dos materiais de partida, baseada em óxidos, em geral a altas temperaturas, seguida do resfriamento rápido do fundido. Os principais formadores comerciais do vidro são SiO2 (sílica), B2O3 e P2O5.
Em virtude da propriedade corrosiva do ácido fluorídrico, ele é usado para gravar sobre vidro. Os vidros de automóveis têm uma numeração na parte inferior, esta é gravada com o auxílio do ácido fluorídrico.
O ácido clorídrico (HCl) é também um reagente muito usado na indústria e no laboratório. Na construção civil é usado para remover respingos de cal (após a caiação – pintura a cal) em pisos e azulejos. Neste caso é mais conhecido como ácido muriático, um agente de limpeza de alta potencialidade.
A cal hidratada nada mais é do que o hidróxido de cálcio (Ca(OH)2). Esta substância faz parte da preparação da argamassa usada no assentamento de tijolos e revestimentos das paredes.
A cal virgem corresponde à substância denominada óxido de cálcio (CaO), é usada nas indústrias siderúrgicas como reguladores de regulador de pH e nas usinas no clareamento de açúcares.
O extintor de incêndio usa o dióxido de carbono (CO2) para apagar as chamas, por não ser combustível, nem comburente. É um gás incolor e sem cheiro.
O dióxido de nitrogênio (NO2) é um gás de cor avermelhada, de cheiro forte e irritante, altamente tóxico, conhecido como gás hilariante. Esse óxido quando inalado em pequena quantidade provoca euforia, mas pode causar sérios problemas de saúde e ainda é utilizado como anestésico.
Você sabia que é um equívoco bastante comum incentivado pela mídia dar preferência a produtos de higiene, como xampus, cremes para o corpo, que tenham pH neutro?
Na verdade estes produtos devem ter um pH ácido que é próximo da pele e do cabelo que são ácidos. A pele humana limpa e livre de suor possui pH ácido e suas funções básicas são mantidas quando utilizamos produtos que respeitam este pH.
Porém, os sabonetes em barra normalmente têm pH alcalino, em torno de 10. Algumas barras usam compostos que suavizam a alcalinidade do sabonete. Já os sabonetes líquidos têm seu pH usualmente neutro ou mais próximo da pele, em torno de 4,5 e 5,5.
QUAL É O ÁCIDO DOS EXPLOSIVOS?
O Acido Nítrico (HNO3) é utilizado na fabricação de explosivos, como nitroglicerina (dinamite), trinitrotolueno (TNT), trinitrocelulose (algodão pólvora), salitre (NaNO3, KNO3) e da pólvora negra (salitre + carvão + enxofre).
Peróxidos - A água oxigenada é usada como clarificadores (alvejantes) de tecidos, nas indústrias. Algumas pessoas a utilizam para a descoloração de pelos e cabelos e também para fazer limpeza de feridas (anti-séptico). Ela nada mais é do que um peróxido.
Água - O óxido mais conhecido e vital para nossa sobrevivência é a água, sim ela é um óxido de hidrogênio.
Assinar:
Postagens (Atom)