Bem Vindo

Bem vindo ao blog do projeto PIBID.

Aqui você vai encontrar todo o conteúdo apresentado nas aulas do projeto, algumas curiosidades do processo, informações sobre os professores participantes e poderá apreciar as fotos tiradas durante as aulas.

O blog é feito pelos estagiários de química da UEL, mas é direcionado a você, aluno.
Explore, aprenda, comente, pergunte.

Viva essa experiência.

14/04/2011

Alimentos: A Fonte da Vida






ALIMENTOS: A FONTE DA VIDA
Nós seres humanos, necessitamos de energia, para realizarmos nossas atividades diárias desde abrir os olhos até correr 10 km. Mas como obtemos toda essa energia necessária? Essa energia é proveniente dos alimentos.
Os alimentos possuem a finalidade de fornecer ao corpo humano a energia para a manutenção dos tecidos, e ao mesmo tempo regulam o funcionamento dos órgãos. Em outras palavras o corpo necessita de energia que vem dos alimentos para o bom funcionamento dos tecidos, (crescimento, manutenção, gravidez), atividades físicas, processos de metabolismo, e manter a temperatura do corpo.
São os alimentos que fornecem todas as substâncias necessárias para a manutenção da vida (minerais, vitaminas, proteínas, açúcar, gordura) e, na criança, determinam o seu crescimento, sendo transformados em ossos, músculos, órgãos, gordura, pele, sangue e tudo mais.
Mas onde a química esta envolvida nos alimentos?  Em tudo! Todos os conteúdos nutricionais dos alimentos estão envolvidos com química desde Vitaminas até as Proteínas.
Quimicamente os alimentos são constituídos, principalmente de carbono (C), hidrogênio (H), oxigênio (O) e nitrogênio (N) e são encontrados também outros elementos, mas esses em menor quantidade.
Um organismo saudável necessita de quantidades diárias de carboidratos, proteínas, vitaminas e sais minerais, além de água. Podemos afirmar que são os nossos macronutrientes, ou seja, o nosso feijão com arroz e ovo frito de cada dia. Sendo assim vamos saber um pouco mais sobre cada um desses nutrientes que necessitamos para viver:
Os carboidratos são fontes importantes de energia. Essa energia é usada em todos os processos que ocorrem nas células de nosso corpo. Eles são compostos orgânicos que consistem de carbono (C), hidrogênio (H) e oxigênio (O). São os chamados energéticos, pois a maioria da energia consumida pelo organismo para realizar as tarefas do dia a dia como trabalhar, dirigir, conversar, etc., vem dos carboidratos. As fontes na alimentação são: macarrão, arroz, batata, pães, biscoitos, etc.
A proteína é uma grande molécula formada por pequenas moléculas de aminoácidos. Ela desempenha um papel muito importante em nosso organismo, pois fornece material tanto para a construção como para a manutenção de todos os nossos órgãos e tecidos. As fontes de proteínas mais conhecidas são carnes, peixes, ovos, leite e queijo.
As gorduras são compostos orgânicos formados por carbono (C), hidrogênio (H) e oxigênio (O). A gordura é essencial para o funcionamento adequado do corpo. Alguns alimentos possuem grandes quantidades de gordura e são facilmente visíveis como, por exemplo, manteiga, margarina, banha, maionese, óleo e a gordura visível na carne. Entretanto, outros alimentos não têm sua gordura tão visível, mas mesmo assim, apresentam quantidades elevadas deste nutriente, como é o caso do leite integral, queijos, castanhas, biscoitos e outros.
As vitaminas são compostos orgânicos presentes nos alimentos, essenciais para o funcionamento normal do metabolismo, e em caso de falta pode levar a doenças. Presente em muitos alimentos como verduras, frutas , legumes, peixe, figado, leite, gemas de ovos , etc.
 Sais minerais são substâncias inorgânicas, ou seja, não podem ser produzidos pelos seres vivos, são adquiridos pela alimentação. Possuem função reguladora do organismo. Alguns exemplos: ferro (Fe), cálcio (Ca), fósforo (P), magnésio (Mg), zinco (Zn), potássio (K) etc. Na verdade os sais minerais são compostos com dois elementos diferentes . Assim o sódio (Na) é obtido quase exclusivamente na forma de cloreto de sódio (NaCl).
A água (H2O) também é um nutriente inorgânico que constitui aproximadamente 75% do nosso corpo. As reações metabólicas ocorrem em meio aquoso sendo que a água dissolve os açúcares, proteínas, aminoácidos e sais. Além disso, é um meio importante de eliminação de substâncias que em certa concentração podem se tornar tóxicas, como a uréia (NH2)2CO que é eliminada na urina. Os sais minerais são encontrados em carnes, verduras, legumes, frutas, leite, etc.
Por isso devemos prestar atenção naquilo que ingerimos diariamente para que possamos nos desenvolver e que nosso organismo seja considerado “saudável” podendo nos prevenir de várias doenças. 

PIRAMIDE ALIMENTAR
A PIRÂMIDE ALIMENTAR FOI DESENVOLVIDA PELA PRIMEIRA VEZ EM 1992 POR UM DEPARTAMENTO DE AGRICULTURA AMERICANO E ATÉ HOJE TEM SE MOSTRADO UMA IMPORTANTE FERRAMENTA PARA OS ESTUDOS NA ÁREA DE NUTRIÇÃO. A ESTRUTURA DA PIRÂMIDE É CARACTERIZADA PELA DIVISÃO, SEPARANDO OS ALIMENTOS POR CATEGORIAS E ESTIPULANDO ASSIM AS PORÇÕES DE CONSUMO.
A ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA FORNECE A QUANTIDADE DE NUTRIENTES NECESSÁRIA PARA O FUNCIONAMENTO DO ORGANISMO, REGULANDO AS REFEIÇÕES E CONTENDO OS EXAGEROS. A SEGUIR TEMOS UMA EXPLICAÇÃO A RESPEITO DE CADA BLOCO DA PIRÂMIDE ALIMENTAR E DETALHES A RESPEITO DA FORMAÇÃO.
- BLOCO 8 : A BASE DA PIRÂMIDE, COMPOSTA POR UMA GRANDE QUANTIDADE DE CARBOIDRATOS, NUTRIENTES RESPONSÁVEIS PELO GANHO ENERGÉTICO DO CORPO. ENTRE OS ALIMENTOS QUE CONSTITUEM O GRUPO, APARECEM O PAO INTEGRAL, E CEREAIS INTEGRAIS.
-BLOCO 9 : NA BASE DA PIRAMIDE OS OLEOS VEGETAISQUE SÃO CHAMADOS DE GORDURAS BOAS REGULAM COLESTEROL E PREVINEM DOENÇAS CARDIOVASCULARES EXEMPLOS OLEO DE OLIVA CANOLA E SOJA.
- BLOCO 7: COMPOSTO POR FRUTAS SÃO ESSES ALIMENTOS NATURAIS QUE MERECEM DESTAQUE DENTRO NO CARDÁPIO DIÁRIO. RICOS EM VITAMINAS E FIBRAS AUXILIAM O FUNCIONAMENTO DO METABOLISMO. BANANA, UVA .
- BLOCO 6: VERDURAS SÃO ESSES ALIMENTOS NATURAIS QUE SÃO CHAMADOS REGULADORES RICOS EM VITAMINAS E FIBRAS AUXILIAM O FUNCIONAMENTO DO METABOLISMO EXEMPLO PEPINO, REPOLHO CENOURA.
- BLOCO 5: ACIMA OS ALIMENTOS CONSTRUTORES POSSUEM GRANDE PARTE DE PROTEINAS QUE CONSTRUEM NOSSA PELE, OSSOS, MUSCULOS E ETC
- BLOCO 4: CARNES BRANCAS E OVOS QUE POSSUEM VARIAS VITAMINAS E SAIS MINERAIS.POSSUEM MENOS GORDURAS RUINS E MAIS VITAMINAS.
- BLOCO 3: LEITE E DERIVADOS POSSUEM PROTEÍNAS E CÁLCIO QUE ATUAM BENEFICAMENTE NO CORPO HUMANO,POREM SÃO DE DIFICIL DIGESTAO. PRESERVAM PRINCIPALMENTE O SISTEMA IMUNOLÓGICO.
- BLOCO 2: CARBOIDRATOS SIMPLES COMO ARROZ BRANCO BATATA E MACARRAO DEVEM SER INGERIDOS EM MENOR PROPORÇAO PORQUE ELES SÃO MUITO CALORICOS SENDO QUE SE =M EXERCICIO FISICO SE ACUMULA.
- BLOCO 1: NO TOPO DA PIRÂMIDE APARECEM OS ALIMENTOS QUE APRESENTAM ALTOS ÍNDICES DE AÇÚCAR E GORDURA NA COMPOSIÇÃO. ESSES PRODUTOS DEVEM SER CONSUMIDOS EM PORÇÕES MODERADAS PARA NÃO OFERECER RISCOS A SAÚDE. COMO REFRIGERANTES E DOCES.




Experimento 1: CÁLCULO DE CALORIAS
Todos os alimentos que nós ingerimos nos fornecem energia, a qual é medida na forma de calorias.
Mas o que é caloria?
Caloria é a energia necessária para elevar a temperatura de 1 grama (1g) de água a 1 grau Celsius (1°C).
Objetivo:
Observar e calcular as calorias em uma bolacha.
Materiais:
·         uma bolacha;
·         uma latinha de alumínio;
·         um  suporte térmico para latinhas;
·         um suporte universal, com suporte circular;
·         um espeto de madeira;
·         um termômetro;
·         10 mL de água;
·         rolha;
·         um clipes e
·         fósforos.
Procedimento:
  • Cortar o fundo do suporte térmico, para que a latinhas de alumínio possam ultrapassar por ele. Dentro da latinha, previamente limpa e seca, colocar 10 mL de água.
  • Com o auxilio do espeto, apoiar o sistema acima no suporte circular, passando o espeto pelo anel da lata.
  • Abrir o clipes e inserir uma extremidade na rolha, como se fosse uma agulha, e na outra apoiar a bolacha. Coloque este sistema em baixo (embaixo) da lata, sem que eles se toquem.
  • Colocar o termômetro na água dentro da latinha, sem que ele toque na latinha, e esperar estabilizar.
  •  Com cuidado, colocar fogo na bolacha e deixar queimar por completo.
  • Observar a variação da temperatura e efetuar os cálculos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário