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Bem vindo ao blog do projeto PIBID.

Aqui você vai encontrar todo o conteúdo apresentado nas aulas do projeto, algumas curiosidades do processo, informações sobre os professores participantes e poderá apreciar as fotos tiradas durante as aulas.

O blog é feito pelos estagiários de química da UEL, mas é direcionado a você, aluno.
Explore, aprenda, comente, pergunte.

Viva essa experiência.

05/07/2010

Estranhos no Ninho e seus Efeitos - Experiências

Experimento 1: Oxidação do etanol



Objetivos Observar por meio da experimentação a reação de oxidação do etanol. Identificar o produto da reação por meio do olfato.
Material utilizado: Tubo de ensaio pequeno, rolhas de borracha, 6 vidros relógio pequenos, espátula, conta-gotas, palitos de madeira, H2SO4 concentrado. , K2Cr2O7 sólido, etanol, H2O.


Metodologia


1. Colocar duas espátulas de K2Cr2O7 e 7 mL de H2O no tubo de ensaio.
2. Tampar o tubo com uma rolha e agitar, até a completa dissolução do sal.
3. Adicione 10 gotas dessa solução em cada vidro de relógio numerados (1 a 6).
4. Colocar H2SO4 nos vidros de relógio em ordem crescente de gotas (1 a 6), como na seqüência da numeração.
5. Agitar cada vidro de relógio com um palito de madeira.
6. Adicionar 1 gota de etanol em cada célula e observar. Ocorre mudança de coloração?


Descreva as cores:


7. Umedecer um pedaço de papel no vidro de relógio onde a coloração esverdeada é mais intensa, e por meio do olfato determine o nome da substância formada.



Experimento 2: Enxofre e seus compostos


Objetivo: Identificar a presença do enxofre pela coloração e odor.
Materiais e reagentes: tubos de ensaio, solução aquosa de Na2S2O3 4% e solução aquosa de HCl 3 mol/L


Procedimento:


1. Colocar em um tubo de ensaio 40 gotas de solução de Na2S2O3 a 4% (v/v).
2. Adicionar 02 gotas de solução de HCl de concentração 3 mol/L.
3. Observar e anotar o que ocorre.
4. Identificar no experimento, com o auxílio da equação química abaixo, as substâncias formadas.




Equação química:


Na2S2O3 (aq) + 2HCl (aq)  2NaCl (aq) + S (s) + SO2 (g) + H2O (l)



Experiência 3: Obtenção do gás dióxido de nitrogênio (NO2)


Objetivos: Verificar a produção do gás NO2 e a sua dissolução em água.
Materiais : 1 copo de béquer; 1 tubo em U; 1 tubo de ensaio; 1 rolha de borracha; solução aquosa de HNO3 concentrado; fios de cobre; água destilada; tornassol azul.


Procedimento:


1. Colocar em um tubo de ensaio um fio de cobre.
2. Acrescentar cerca de 5 mL de ácido nítrico concentrada.
3. Tampar, imediatamente, com uma rolha de borracha acoplada a um tubo em U.
4. Colocar água destilada em um béquer e uma tira de papel tornassol azul.
5. Mergulhar a extremidade do tubo em U na água e observar o que ocorre.




Equações Químicas


Tubo de ensaio:


8HN03 + 3Cu  3Cu(N03)2 (aq) + 2NO2 (g) + 4H20 (l)


Béquer:


3NO2 (g) + H2O (l)  2HNO3 (aq) + NO




Experiência 4: Camada de ozônio


Objetivo: Mostrar que a camada de ozônio é fundamental para manter a vida na Terra.
Materiais: dois potes de porcelana ou de vidro; um pedaço de insulfilme; cubos de gelo; duas lâmpadas de 100 w.


Procedimento:


1. Colocar o pedaço de insulfilme (aquela lâmina escura que colocamos nos vidros do carro) e esticá-la a uma altura de 20 a 25 centímetros sobre uma cápsula de porcelana com cubos de gelo.
2. Colocar sobre o insulfilme uma lâmpada folha uma lâmpada acessa.
3. Em outra porção de gelo, semelhante à anterior, colocar a lâmpada acesa, na mesma altura, sem a proteção do insulfilme.
4. Medir o tempo de derretimento do gelo nos dois experimentos. Ocorreu diferença no tempo?
5. Explique e faça uma associação com a camada de ozônio.

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